Cartas Pedagógicas na Formação Acadêmico-Profissional

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-84599-66-6


OrganizadoresTuane Garcia Medina; Lucas da Silva Leivas e Mayra da Silva Cutruneo Ceschini

Revisão: Mayra da Silva Cutruneo Ceschini e Cadidja Coutinho

Arte da Capa e Miolo: Mayra da Silva Cutruneo Ceschini e Ronan Moura Franco

Descrição e CapítulosConsideramos que não há outra forma, se não essa, a de apresentar um e-book recheado de Cartas Pedagógicas, pois seria, no mínimo, estranho, escrever em outro formato, que não fosse também uma Carta. Assim, apresentamos a ti, que estas lendo estás palavras iniciais, uma obra acadêmica liberta de amarras, uma coletânea de Cartas Pedagógicas, escritas a partir de um processo de formação acadêmico-profissional vivenciado por cada uma e cada um das autoras e autores aqui representados.
Mas vamos voltar um pouco, para que os estrangeiros possam entender o contexto que vivemos e aqui apresentamos. Constituímos coletivos compromissados com a educação e com a formação de professores, em nossas caminhadas viemos propondo ações que promovem, impulsionam e fomentam a participação de profissionais da educação em processos reflexivos. Assim, viemos promovendo em separado, dois eventos: o Cirandar: rodas de investigação na escola, em sua X edição, e o Seminário de Inovação Pedagógica – SIP, em sua V edição. No ano de 2021, diante dessas edições comemorativas dos dois eventos, optamos por trabalhar numa perspectiva de Redes em Rede, para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com Inovação Pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Uma aventura, que vivemos de forma intensa, do segundo semestre de 2021 a março de 2022.
Essa ideia doida e doída de juntar esses eventos, compor uma Rede Formativa foi, por si só, aprendizado puro, (re)invenção total, pois desacomodou a TODAS e TODOS! A comissão organizadora se desorganizou para depois se encontrar... Os Sipers questionaram: vai começar antes o evento esse ano? Vamos escrever Cartas e não resumos? Os Cirandeiros perguntaram: O que é SIP? E Essa tal de Inovação Pedagógica que esse povo fala, o que é? E assim se enrolou e se desenrolou essa Rede...com Sipers e Cirandeiros girando em Rodas Formativas, se encontrando com seus pares e com diferentes referenciais teóricos para aprender, (re)constituir e (re)significar suas identidades, resistir e (re)existir a partir das dificuldades encontradas e das utopias vislumbradas.
Assim, esses grupos, meio malucos, resolveram, no centenário de Paulo Freire, assumirem como temática “Inéditos Viáveis em Situações-limite” associando a ideia à concepção de Inovação Pedagógica. 
E agora, tu que estás lendo, assim como os Cirandeiros lá no início do processo formativo, podes estar pensando: Mas, o que é essa Inovação Pedagógica, afinal? E nós te respondemos, a partir dos estudos realizados dentro do  Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação – GRUPI , um dos coletivos que encabeçou a Rede, que: Inovações Pedagógicas são ações intencionais críticas, criadas, preferencialmente, de forma coletiva e participativa, que buscam a ruptura com a perspectiva regulatória, por meio de mudanças nas estratégias de gestão, (re)construção, organização e sistematização de conhecimentos, promovendo a humanização, a criatividade, a curiosidade epistemológica, a criticidade e o protagonismo que levem os sujeitos a aprendizagens transformadoras de si, de seus espaços educativos, de suas comunidades e a sua respectiva emancipação. 
Assim, a ideia do Redes em Rede foi oportunizar um ambiente para se vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da Inovação Pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática e da ação-reflexão-ação, próprios do fazer pedagógico dos participantes. A partir de Rodas de ConversAÇÃO e escrita de Cartas Pedagógicas, nas quais os participantes partilharam seus saberes, dúvidas e propostas com Inovação Pedagógica, como forma de qualificar processos de ensino-aprendizagem.
É importante dizer, que o Redes em Rede foi realizado em um ano ainda pandêmico e, assim, nossos encontros foram todos virtuais, utilizando como  proposição metodológica as Rodas de ConversAÇÃO (SALOMÃO DE FREITAS, LINDEMANN e MELLO, 2016) , que promovem a interação de acadêmicos e profissionais da Educação,  Básica e Superior, em um ambiente criativo e dialógico de socialização, desencadeando, coletivamente, reflexões e ressignificações das práticas pedagógicas, com o viés da inovação educacional.
O processo formativo em Rede, ocorreu com a realização das primeiras 3 Rodas, características do Cirandar, entre os meses de setembro e novembro, guiadas por Cartas escritas pela professora Maria do Carmo Galiazzi, nas quais estudamos e escrevemos as versões iniciais de nossas Cartas Pedagógicas, mediados por um time especial de coordenadores de sala. Posteriormente, vivenciamos as Rodas 4, 5, 6 e a Inter-Rodas, nos dias 3 e 4 de dezembro, saboreando o evento no modo SIP, com a intensidade da leitura em pares, a partilha de experiências e a expressão criativa das sínteses de suas Rodas. E para finalizar o processo, o Ateliê estético mediado pelos organizadores Cirandeiros.
Destacamos, que participaram da organização do Redes em Rede pessoas e grupos ligados a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), nas quais o Evento foi registrado como Projeto de Extensão Universitária. Além de integrar outras Universidades e escolas de Educação Básica do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, de onde recebemos o total de 112 participantes, que submeteram uma versão inicial de suas Cartas e 79 versões finais, reunidas neste livro.
Organizamos o e-book conforme as salas temáticas em que os participantes estiveram presentes no dia 04 de dezembro, durante a 5ª Roda de ConversAÇÃO, assim estão dispostos os textos: Ambiente Educacional, 11 Cartas; Currículo A, 4 Cartas; Currículo B, 4 Cartas; Metodologia A, 6 Cartas; Metodologia B, 7 Cartas;  Inclusão A,  5 Cartas; Inclusão B, 5 Cartas; Inter-Relação na Gestão da Educação, 5 Cartas; Formação Acadêmico-Profissional A, 7 Cartas; Formação Acadêmico-Profissional B, 5 Cartas; Formação Acadêmico-Profissional C, 12 Cartas; Formação Acadêmico-Profissional D, 7 Cartas. 
Salientamos que a Roda 4, vivenciada no dia 3 de dezembro e transmitida pelo YouTube , com a participação da professora Elena Billig Mello e do Professor Elie Ghanem, foi um momento tão primoroso que não poderia ficar de fora desta coletânea, assim a Roda foi transcrita é compõe o primeiro capítulo desta obra, intitulado Inovação Pedagógica: lógicas e articulações para a transformação de práticas.
Assim, só nos cabe agora desejar uma boa leitura a todas, todos e todes! Desfrutem das Cartas e sentirem desejo respondam, os endereços eletrônicos dos autores estão disponíveis em cada capítulo e todos nós somos ávidos de partilhas e Inovações!


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !