Educação Inclusiva: um estudo das concepções, estratégias metodológicas e dificuldades dos professores no trabalho pedagógico com crianças portadoras dos transtornos do espectro autista (TEA)

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-84525-56-6


Descrição: O livro intitulado “Educação inclusiva: um estudo das concepções, estratégias metodológicas e dificuldades dos professores no trabalho pedagógico com crianças portadoras dos transtornos do espectro autista (TEA)” escrita por Leiliane da Silva Barbosa egressa da Universidad Desarrollo Sustentable.
A autora analisou as tensões que os professores sentem ao lidarem com crianças autistas e as metodologias utilizadas pelos os mesmos para com esses alunos. Para tanto, utilizou como metodologia a pesquisa descritiva qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada, envolvendo oito professores de uma escola da rede privada, na cidade de Arcoverde-PE.
A autora apresentou uma análise sobre algumas características do Transtorno do Espectro Autista indicadas em diferentes referências. Nesse sentido, ela destaca os seguintes aspectos: histórico, as mudanças de nomenclatura ao longo do tempo, suas caracterizações em diferentes alicerces, assim como a relação entre autismo e escolarização. 
A autora faz também uma reflexão sobre a função da escola e o papel do professor frente à inclusão de crianças portadoras do TEA. Nesse sentido, a autora ressalta que a função do professor nesse ponto de vista, é tornar possível a socialização da criança com autismo na sala de aula e adaptar a sua metodologia para atender as necessidades dos mesmos.
Contudo, a autora faz uma análise sobre o autismo: causa, sintomas e níveis de desenvolvimento, dando ênfase ao autismo infantil, além de destacar sobre os adolescentes e adultos autistas. Além disso, a autora aborda também sobre as metodologias aplicadas em sala como atividade para crianças autista, destacando os métodos de intervenção de aprendizagem, cultura da escola e o processo de inclusão.

Autora: Leiliane da Silva Barbosa

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
ANTECEDENTES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Capítulo 2
MARCO TEÓRICO

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Capítulo 5
CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APÊNDICES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !