Educação Sem Barreiras: Tecnologias e Inclusão - Volume 2

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-048-3

DOI: 10.5281/zenodo.10551191

Descrição: A Educação é, sem sombra de dúvida, uma das forças mais poderosas e transformadoras da sociedade. Ela é a chave que abre portas para o conhecimento, a compreensão e o desenvolvimento humano. No entanto, ao longo da história, temos testemunhado inúmeras barreiras que limitam o acesso à Educação e a participação plena na vida acadêmica. Essas barreiras podem ser de natureza física, social, econômica ou, frequentemente, uma combinação complexa de todas elas.
A obra "Educação Sem Barreiras: Tecnologias e Inclusão", mergulhamos em um mundo de possibilidades e promessas. A tecnologia deve desempenhar um papel fundamental na superação de obstáculos e na promoção da inclusão na Educação. Abordaremos a forma como as inovações tecnológicas têm revolucionado a maneira como ensinamos e aprendemos, tornando a Educação mais acessível e eficaz para todos, independentemente de suas origens, habilidades ou desafios.
Com perspectivas e experiências sobre como a tecnologia está sendo usada para eliminar barreiras educacionais, são abordados uma variedade de tópicos, desde a acessibilidade digital até o ensino a distância, passando pela inteligência artificial, realidade virtual e outras tecnologias inovadoras. Cada capítulo oferece insights valiosos e soluções práticas para enfrentar os desafios da inclusão na Educação do século XXI.
A inclusão não é apenas uma questão de justiça e igualdade, mas também uma questão de eficácia educacional. Quando removemos as barreiras que limitam o acesso à Educação, todos se beneficiam. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades enriquece o ambiente educacional e prepara os estudantes para um mundo diversificado e em constante evolução.
Esperamos que este livro seja uma fonte de inspiração e informação para todos os interessados na Educação e no potencial transformador da tecnologia. A Educação sem barreiras é uma meta alcançável, e este livro nos mostra o caminho para chegar lá.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Alline Monteiro Silva; Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes; Ana Queli Mafalda Reis Lautério; Andréia Aparecida Sartori Tomé; Caroline Leonhardt Romanowski; Catia Aparecida Palmeira
Cleonilde da Silva; Cristiano Rodrigo Gobbi; Débora Brumatti Coutinho Messias; Diego Pinto de Carvalho; Dionísio Burak; Edilson Leite da Silva; Eduardo Lima Leite; Eloisa dos Santos Rosa; Emanuel Adriano Dantas; Emanuelly Schüler de Lima; Fabiana Ferreira Pinheiro; Fabio Antunes Brun de Campos; Fabrício Benício Lopes; Fernando Antônio Portela da Cunha; Flávio Júnior Sacoman; Franklin Yago de Souza Hipolito; Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros; Gian Molinari Martini; Hilda Hildebrand Soriani; Isabel Matos Nunes; José Jefferson da Silva; Júnior Augusto Müller; Kyvia Maria Arruda de Melo; Laynara dos Reis Santos Zontini; Lenina Lopes Soares Silva; Luiz Antonio Dantas Lopes; Manoel Gomes da Silva Neto; Maria Cecília Pereira Santarosa; Mariana dos Santos Albuquerque; Mirelly Paolla Borges de Carvalho; Natine Duana Zander Burgin; Odon Rodrigues de Freitas Júnior; Rafael Seixas de Amoêdo; Rafael Vítor Zuchi; Raimunda Onofre da Silva; Renan Lucas Israel Nascimento da Silva; Rennê Garcia Paiva; Rita de Cassia Cristofoleti; Sandra Edinara Baratto Viecelli; Valter dos Santos Mendonça Neto; Vânia Bolzan Denardi.

Capítulos
Capítulo 1
A IMPORTÂNCIA DO USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS NA CIDADE DE MANAUS – AM
Fabrício Benício Lopes; Rafael Seixas de Amoêdo

Capítulo 2
PRODUÇÃO DE MORANGOS: UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Andréia Aparecida Sartori Tomé; Flávio Júnior Sacoman; Dionísio Burak; Laynara dos Reis Santos Zontini

Capítulo 3
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE VIGOTSKI E WALLON: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fabiana Ferreira Pinheiro; Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes; Mariana dos Santos Albuquerque; Isabel Matos Nunes; Rita de Cássia Cristofoleti

Capítulo 4
ANÁLISE DOS DIÁLOGOS DAS CRIANÇAS DA BRINQUEDOTECA DA UNIFESSPA
Renan Lucas Israel Nascimento da Silva; Franklin Yago de Souza Hipolito; Mirelly Paolla Borges de Carvalho; Diego Pinto de Carvalho

Capítulo 5
AUTISTA E CALEIDOSCÓPIO: DELINEANDO SIMILARIDADES
Fabio Antunes Brun de Campos; Cleonilde da Silva

Capítulo 6
ARTEMÁTICA: O USO DE MANDALAS NO ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA
Hilda Hildebrand Soriani; Emanuelly Schüler de Lima; Ana Queli Mafalda Reis Lautério; Sandra Edinara Baratto Viecelli

Capítulo 7
ENSINO REMOTO DE INFORMÁTICA BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROEJA
Valter dos Santos Mendonça Neto

Capítulo 8
O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VIGOTSKI
Débora Brumatti Coutinho Messias; Eloisa dos Santos Rosa; Rita de Cassia Cristofoleti

Capítulo 9
PLIM EM AÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
Caroline Leonhardt Romanowski

Capítulo 10
PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE INTERAÇÕES/INTERVENÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NÚMEROS FIGURADOS E TAMPINHAS DE GARRAFA PET
Rafael Vítor Zuchi; Catia Aparecida Palmeira

Capítulo 11
REFLEXOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO NOVO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Gian Molinari Martini; Maria Cecília Pereira Santarosa; Vânia Bolzan Denardi

Capítulo 12
RELATO DE ATIVIDADES DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TEORIA DOS GRAFOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA
Kyvia Maria Arruda de Melo; Luiz Antonio Dantas Lopes; Cristiano Rodrigo Gobbi; Emanuel Adriano Dantas; Lenina Lopes Soares Silva

Capítulo 13
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ALGUNS CONTEÚDOS DE HIDROSTÁTICA: A INSERÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL TABELIÃO JÚLIO MARIA
José Jefferson da Silva; Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros; Raimunda Onofre da Silva

Capítulo 14
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TDIC NO ENSINO DE MÚLTIPLOS, DIVISORES E NÚMEROS PRIMOS
Natine Duana Zander Burgin; Júnior Augusto Müller

Capítulo 15
PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DOS SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UMA REVISÃO DAS PRAXEOLOGIAS
Rennê Garcia Paiva

Capítulo 16
3R’S (REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR) RESÍDUOS ELETRÔNICOS
Alline Monteiro Silva; Edilson Leite da Silva; Fernando Antônio Portela da Cunha; Manoel Gomes da Silva Neto

Capítulo 17
PARA ALÉM DAS PALAVRAS: A ERA DA SALA DE AULA CONECTADA
Eduardo Lima Leite; Odon Rodrigues de Freitas Júnior

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !