Ciências Sociais e Políticas: Democracia, Demandas e Desafios - Volume 4

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-89976-91-2


Descrição: As políticas são denominadas “públicas” porque devem atingir o público. O governo tem a responsabilidade de garantir que essas políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da população. Elas são consequências de demandas apresentadas pela sociedade, nas mais diversas áreas. Sendo assim, podemos afirmar que políticas públicas é “o Estado em ação”, ou seja, é quando o Estado implanta projetos de governo, por meio de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade.
As políticas sociais configura-se como possibilidade de reconhecimento das demandas de seus usuários no intuito de ampliação de cidadania, da democracia e medida de proteção social visando garantir segurança de sobrevivência, de acolhida, e convívio familiar. Neste sentido, a contribuição das políticas sociais no Brasil constitui estratégia fortalecedora de direitos sociais e de proteção, reconhecendo na pobreza o eixo desencadeador das desigualdades sociais.
As demandas políticas e sociais tornam-se cada vez maiores em função da desresponsabilização do Estado, por omissão de serviços essenciais, o que gera uma tensão social latente. A obra “Ciências Sociais e Políticas: Democracia, Demandas e Desafios” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este quarto e-book conta com trabalhos científicos da área de Políticas Públicas e Sociais, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Carlos Felipe do Nascimento Cardoso; Deys Lauana Pessoa Lima; Dirce Maria da Silva; Ederson Breno da Silva Batista; Emanuelly Rios Abreu Rodrigues; Emilly Florentina de Oliveira; Eugênia Aparecida Cesconeto; Eunice Nóbrega Portela; Francisco Prancácio Araújo de Carvalho; Gabriel Santos Perillo; Geovana de Andrade e Silva; Hádria Samille Palhano Galvão; Isabelle da Silva Cunha; Jeovana Nunes Ribeiro; Larissa Argenta Ferreira de Melo; Layana Silva Lima; Luciana Raquel Moraes Pereira; Marlene Corrêa Torreão; Rafaella Campos Delgado; Sayonara Genilda de Sousa Lima; Sofia Laurentino Barbosa Pereira; Vânia de Fátima Martino; Vívian Karen Batista da Silva; Wesley Wander Dos Santos Ferrarezi.

Capítulos
Capítulo 1
O (DES) REGULAMENTO DO NOVO FUNDEB: APLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES
Eunice Nóbrega Portela; Dirce Maria da Silva  

Capítulo 2
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Geovana de Andrade e Silva; Jeovana Nunes Ribeiro  

Capítulo 3
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO
Vívian Karen Batista da Silva; Ederson Breno da Silva Batista; Layana Silva Lima; Emilly Florentina de Oliveira  

Capítulo 4
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA E O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
Eunice Nóbrega Portela; Dirce Maria da Silva  

Capítulo 5
ENTRE O GINÁSIO VOCACIONAL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA POSSIBILIDADE DE DIALOGO CURRICULAR
Wesley Wander Dos Santos Ferrarezi; Vânia de Fátima Martino  

Capítulo 6
SOBRE KEYNES E SCHUMPETER: UMA PROPOSTA CONCILIATIVA
Gabriel Santos Perillo; Francisco Prancácio Araújo de Carvalho  

Capítulo 7
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO
Layana Silva Lima; Vívian Karen Batista da Silva; Ederson Breno da Silva Batista; Emilly Florentina de Oliveira  

Capítulo 8
RETRATOS DA TRAJETÓRIA DA PROTEÇÃO SOCIAL PARA AS INFÂNCIAS E JUVENTUDES COM TRANSTORNO MENTAL NO PIAUÍ
Sayonara Genilda de Sousa Lima; Sofia Laurentino Barbosa Pereira  

Capítulo 9
DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO REMOTO: A POLUIÇÃO VISUAL E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Carlos Felipe do Nascimento Cardoso; Geovana de Andrade e Silva; Isabelle da Silva Cunha; Jeovana Nunes Ribeiro  

Capítulo 10
DESAFIOS DO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO: A INTERSETORIALIDADE COMO ESTRATÉGIA
Eugênia Aparecida Cesconeto

Capítulo 11
FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES): A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA AVALIATIVA PARA ALTERAÇÕES E CONTINUIDADES NO PROGRAMA
Marlene Corrêa Torreão  

Capítulo 12
SER AUTISTA: OS DILEMAS E CONFLITOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL
Eunice Nóbrega Portela; Larissa Argenta Ferreira de Melo; Dirce Maria da Silva

Capítulo 13
A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO
Hádria Samille Palhano Galvão; Jeovana Nunes Ribeiro  

Capítulo 14
O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL
Deys Lauana Pessoa Lima; Emanuelly Rios Abreu Rodrigues; Luciana Raquel Moraes Pereira; Rafaella Campos Delgado  

AUTORES


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