Educação em partes: Estudos e Investigações - Volume 2

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-006-3

DOI: 10.5281/zenodo.7884679

Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Autores: Abilio Pachêco de Souza; Amanda Cristina de Freitas; Elisa dos Santos Vanti; Elsa Midori Shimazaki; Francisca Gabriela Bezerra; Giovanna Fernandes Santos; Graziani França Claudino de Anicezio; Graziele de Oliveira Mary Torres; Helenara Plaszewski; Jhulia Souto Barbosa; Jungley de Oliveira Torres Neto; Luciana Abrantes Nobre; Luciana Karina Prampero Shimbata; Mariângela Vicente de Barros; Marta Eduarda da Silva Oliveira; Meirielly Costa dos Santos; Pablo Picasso Feliciano de Faria; Raquel Franco Ferronato; Roberta Schmith; Rogério da Silva Nunes; Sandra Aparecida Tavares Barbosa do Nascimento; Tainá Both.

Capítulos
Capítulo 1
CONTEXTOS INVESTIGATIVOS ENGENDRADOS NUM PROJETO EXTENSIONISTA
Helenara Plaszewski; Elisa dos Santos Vanti

Capítulo 2
APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGOS: LÍNGUA PORTUGUESA EM AÇÃO
Giovanna Fernandes Santos; Jhulia Souto Barbosa; Meirielly Costa dos Santos; Graziani França Claudino de Anicezio

Capítulo 3
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
Jungley de Oliveira Torres Neto; Graziele de Oliveira Mary Torres

Capítulo 4
CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E AQUISIÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO PARA TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA
Amanda Cristina de Freitas; Pablo Picasso Feliciano de Faria

Capítulo 5
MONITORIA ACADÊMICA EM TEORIA LITERÁRIA I E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES
Marta Eduarda da Silva Oliveira; Abilio Pachêco de Souza

Capítulo 6
POLÍTICAS PÚBLICAS DA ALFABETIZAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE O PNAIC
Luciana Karina Prampero Shimbata; Sandra Aparecida Tavares Barbosa do Nascimento; Elsa Midori Shimazaki; Raquel Franco Ferronato 

Capítulo 7
JARDIM DE INFÂNCIA E CASA DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SEUS MÉTODOS
Elisa dos Santos Vanti; Helenara Plaszewski

Capítulo 8
AVALIAÇÃO DA EVASÃO: COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
Mariângela Vicente de Barros; Rogério da Silva Nunes

Capítulo 9
DOMESTICAÇÃO ESCOLAR E HOMESCHOOLING NO BRASIL
Roberta Schmith; Tainá Both

Capítulo 10
UFCG E A PROBLEMÁTICA DA AUSÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO CERNE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Francisca Gabriela Bezerra; Luciana Abrantes Nobre

Capítulo 11
POR QUE MONTESSORI? REFLEXÕES A CERCA DA RELEVÂNCIA DO ESTUDO E DA PRÁTICA DA PEDAGOGIA MONTESSORIANA PARA OS DIAS ATUAIS
Elisa dos Santos Vanti; Helenara Plaszewski

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !