O Serviço Social na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará: contribuições para a inclusão de discentes com deficiência

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-031-6

DOI: 10.5281/zenodo.10034803

Descrição: Este estudo versa sobre as contribuições do Serviço Social na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para a inclusão de discentes com deficiência a partir do trabalho desenvolvido por assistentes sociais no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) e no Programa Nacional de Assistência Estudantil. Apresenta como objeto de estudo: a inclusão de discentes com deficiência na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no período de 2017 a 2021, balizando-se na seguinte questão-problema: quais as contribuições do Serviço Social no processo de inclusão de discentes com deficiência da Unifesspa? Para responder à referida questão, foi realizada a fundamentação teórica sobretudo, nas categorias Pessoa com Deficiência, Serviço Social, Inclusão Educacional e Ensino Superior, associada à pesquisa documental e pesquisa empírica. Foi estabelecido como objetivo geral, analisar as contribuições do Serviço Social no processo de inclusão de discentes com deficiência da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e, como objetivos específicos: a) Identificar as contribuições do Serviço Social na garantia à inclusão de discentes com deficiência na Unifesspa; b) Examinar as contribuições do Serviço Social no NAIA e sua articulação com os demais setores que trabalham com a Política Nacional de Assistência Estudantil na garantia da inclusão de discentes com deficiência na Unifesspa; c) Analisar as possibilidades e os desafios no processo de inclusão de discentes com deficiência na IFES em estudo. A hipótese que orientou essa incursão investigativa reputa a existência da inclusão de discentes com deficiência na Unifesspa e a importância das contribuições do Serviço Social nesse processo. Utilizou-se a pesquisa de natureza quali-quantitativa fazendo uso da entrevista semiestruturada, aplicada a 6 assistentes sociais que trabalham com o Programa Nacional de Assistência Estudantil, e do questionário, aplicado a 25 discentes, para a coleta de dados. Quanto ao método, utilizou-se o materialismo histórico dialético. Das análises empreendidas, concluiu-se que as contribuições do Serviço Social são importantes para que a inclusão de discentes com deficiência na Unifesspa se efetive, e que tais contribuições se materializam na luta pela garantia dos direitos desses estudantes, viabilizando-lhes não apenas o ingresso, mas condições para a permanência e a conclusão dos cursos com qualidade. Porém, a pesquisa revelou desafios, principalmente quanto à necessidade de ampliação dos recursos financeiros, capacitação e à ampliação do número de servidores, quebra de barreiras arquitetônicas, atitudinais e financeiras. Por fim, confirmou-se a importância da pesquisa realizada por contribuir com o processo de inclusão, apresentando respostas concretas aos sujeitos no campo de estudo; servir de material de pesquisa sobre o tema estudado; orientar a comunidade acadêmica e geral sobre o processo de inclusão de discentes com deficiência no Ensino Superior; bem como, frente aos desafios identificados, apresentar possibilidades que visem o aperfeiçoamento no trabalho ofertado.

Autor: Samuel de Almeida Mendes

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
PERCURSO METODOLÓGICO

Capítulo 3
A LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E REGULAMENTAÇÕES CORRELATAS

Capítulo 4
MARCOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: breve análise do contexto da inclusão das pessoas com deficiência ao ensino superior

Capítulo 5
CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL PARA A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA DA UNIFESSPA

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


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