Educação Contemporânea: Trilhas do Saber

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-83392-12-1

DOI: 10.5281/zenodo.15759166

Descrição: A educação, em qualquer tempo histórico, sempre se constituiu como pilar fundamental da construção social, política e cultural das sociedades. No entanto, é inegável que os desafios do mundo contemporâneo, marcados por intensas transformações tecnológicas, pela pluralidade de identidades e saberes, e pelas constantes reconfigurações das relações humanas, exigem da educação um posicionamento cada vez mais dinâmico, crítico e comprometido com a formação integral do sujeito.
É nesse cenário multifacetado que se insere a presente obra, Educação Contemporânea: Trilhas do Saber, que propõe-se a ser não apenas um repositório de reflexões acadêmicas, mas uma verdadeira bússola orientadora para aqueles que se debruçam sobre os complexos caminhos da educação atual. A metáfora das “trilhas” sugere justamente a multiplicidade de rotas possíveis, a diversidade de experiências e saberes que se entrelaçam no processo educativo, bem como a liberdade de caminhar com criticidade, sensibilidade e responsabilidade ética.
A coletânea que ora se apresenta reúne contribuições de pesquisadores, educadores e profissionais de distintas áreas do conhecimento, cujas análises aprofundadas dialogam com temas urgentes e estruturantes do campo educacional. Desde os debates acerca das inovações tecnológicas e metodológicas, passando pela valorização da diversidade e da inclusão, até reflexões sobre o papel da escola na formação cidadã, a obra oferece um panorama abrangente e articulado sobre os rumos que a educação contemporânea pode – e deve – trilhar.
Cada capítulo, com sua singularidade temática e abordagem metodológica própria, constitui-se como uma peça fundamental na construção de um mosaico reflexivo sobre os desafios e as potencialidades da educação no século XXI. Em meio às discussões sobre a formação docente, as práticas pedagógicas, a educação em tempos de crise e a democratização do conhecimento, destaca-se a preocupação comum com a humanização do processo educativo, com a promoção da equidade e com a valorização do sujeito em sua totalidade.
Mais do que apontar caminhos prontos, esta obra convida à problematização, à escuta ativa e à reinvenção permanente do fazer pedagógico. A educação aqui não é pensada como um produto acabado, mas como um processo em constante elaboração, em que o saber não é fim, mas meio de transformação – do indivíduo, da coletividade, da própria sociedade.
Assim, Educação Contemporânea: Trilhas do Saber nasce como uma contribuição significativa para o campo educacional, especialmente em um momento em que a escola, a universidade, os espaços não formais e os agentes educativos em geral são chamados a repensar seus papéis diante das urgências do presente. Em tempos de incertezas, polarizações e rupturas, é preciso reafirmar a educação como espaço de resistência, de esperança e de criação de futuros possíveis.
Ao leitor e à leitora que ora iniciam esta travessia, deseja-se uma leitura instigante, crítica e inspiradora. Que as trilhas aqui traçadas possam se multiplicar em novos percursos, pesquisas, práticas e sonhos. Que o saber continue sendo ponte, farol e semente de transformação.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Anoir Salviano Nunes; Edna Misseno Pires; Ezio Pereira dos Santos; Fabiany Caroline Gasperim; Glécio Benvindo de Carvalho; José Clécio Silva de Souza; Julia Cunha Barboza; Karina Ferreira; Lenemar Lúcia Penso Fraporti; Maria Elizabete Domingos Torres; Marineide Elias Alexandre; Maristela Garcia de Oliveira Mendes; Michele Cristina Rodrigues Generoso; Paulo Robenomir Vilar; Plínio da Silva Andrade; Raquel Lopes de Oliveira Silva; Rosa Maria Aparecida Simões; Rosana Aparecida Fecini Batista; Rosangela Maria Tortora Furlanetto; Tatiane Schneider Neukamp; Thais Fernanda Ribeiro Leite.

Capítulos
Capítulo 1
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM
Anoir Salviano Nunes

Capítulo 2
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA(EAD): INCLUSÃO SOCIAL, GEOGRÁFICA E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO PARA AS DIVERSAS CAMADAS SOCIAIS.
Rosana Aparecida Fecini Batista

Capítulo 3
TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA – O USO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: DESAFIOS DO COTIDIANO E O LIMITE DE SEU USO
Lenemar Lúcia Penso Fraporti

Capítulo 4
O USO DE PODCAST NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Michele Cristina Rodrigues Generoso

Capítulo 5
NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Rosangela Maria Tortora Furlanetto

Capítulo 6
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DOCENTE
Tatiane Schneider Neukamp

Capítulo 7
RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS INOVADORAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Thais Fernanda Ribeiro Leite

Capítulo 8
MÍDIAS DIGITAIS INTEGRADAS AO CURRÍCULO: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Paulo Robenomir Vilar

Capítulo 9
FORMAÇÃO DOCENTE, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Marineide Elias Alexandre; Fabiany Caroline Gasperim; Maristela Garcia de Oliveira Mendes; Karina Ferreira; Rosa Maria Aparecida Simões; Maria Elizabete Domingos Torres

Capítulo 10
CURRICULO INTEGRADO ATRAVÉS DO PROJETO INTERDISCIPLINAR “VINTE E TRÊS ANOS DE LIBRAS EM SENADOR CANEDO- GOIÁS
Edna Misseno Pires; Glécio Benvindo de Carvalho; José Clécio Silva de Souza; Plínio da Silva Andrade; Raquel Lopes de Oliveira Silva

Capítulo 11
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA APRNDIZAGEM SIGINIFICATIVA - UM DESAFIO DA AÇÃO DOCENTE
Paulo Robenomir Vilar

Capítulo 12
A IGREJA CATÓLICA E A ESCRAVIDÃO NO BRASIL: CONTRADIÇÕES, PARTICIPAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS NEGROS
Ezio Pereira dos Santos

Capítulo 13
A LEITURA COMO ATO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Julia Cunha Barboza; Maria Elizabete Domingos Torres

Capítulo 14
O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Maria Elizabete Domingos Torres; Julia Cunha Barboza

AUTORES 



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !