ISBN: 978-65-5492-138-1
DOI: 10.5281/zenodo.15879869
Descrição: Vivemos em uma era marcada por mudanças aceleradas e transformações profundas em todas as esferas da sociedade. A revolução digital, os avanços tecnológicos e a globalização remodelaram a maneira como nos relacionamos com o conhecimento, tornando a aprendizagem um processo dinâmico, contínuo e ilimitado. Diante desse cenário, a educação tradicional, rigidamente estruturada e vinculada a modelos fixos, encontra-se desafiada a se reinventar, incorporando novas abordagens que atendam às exigências de um mundo em constante evolução.
Foi com essa inquietação que nasceu Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. Este livro propõe uma reflexão profunda sobre a necessidade de enxergarmos o ensino e a aprendizagem como processos que transcendem os limites institucionais e cronológicos impostos historicamente à educação formal. A ideia central que orienta esta obra é a de que aprender e ensinar são experiências contínuas, presentes em todas as etapas da vida, e que devem ser conduzidas com flexibilidade, criatividade e autonomia.
Ao longo destas páginas, o leitor encontrará uma análise criteriosa sobre o papel da educação no desenvolvimento individual e coletivo, além da exposição de métodos inovadores que podem transformar a experiência do aprendizado. Serão exploradas as potencialidades da tecnologia no ensino, as novas abordagens pedagógicas que incentivam o pensamento crítico e a importância de construir um sistema educacional que valorize a individualidade do aluno, estimulando-o a se tornar protagonista do próprio conhecimento.
A proposta desta obra não é apenas teórica, mas também prática. A intenção é fornecer ferramentas e estratégias para que educadores, estudantes e demais interessados possam aplicar, em diferentes contextos, conceitos que favoreçam uma educação mais aberta, colaborativa e significativa. A ideia de uma "educação infinita" nos convida a repensar o ensino como um processo dinâmico e adaptável, que não se restringe a uma fase específica da vida, mas que se estende ao longo de toda a existência.
Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação. É um chamado para que nos tornemos aprendizes perpétuos, dispostos a questionar, descobrir e reinventar. Que esta leitura inspire educadores e aprendizes a enxergarem o conhecimento como um horizonte sem limites, onde cada descoberta leva a novas possibilidades e cada aprendizado impulsiona a evolução individual e coletiva.
Seja bem-vindo a essa jornada de descobertas. Que a educação infinita seja um princípio norteador em sua trajetória.
Boa leitura!
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Alana Cristina Maciel Matos; Aline Tavares Nogueira Bezerra de Melo; Carlos Augusto Fernandes de Medeiros; Carlos Kleber Sobral Corlett; Cristiane dos Santos Silva Ferreira; Débora Dias Guimarães; Elcio de Souza Correia Tavares; Gabriel Lucas dos Santos Neves; Jakson dos Santos Ribeiro; Juliana Karla Rodrigues de Souza Santos; Luciana Silva dos Santos; Maria José Gonçalves Bernardo; Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante; Marlene Schüssler D’Aroz; Nailane Ribeiro da Silva; Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira; Osvanilda Moreira Marcelino; Rosuíla dos Santos Silva; Taislane Ribeiro da Silva; Vilmar Rodrigues dos Santos.
Capítulos
Capítulo 1
O NOVO ENSINO MÉDIO (NEM) PELA PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DISCENTES DE CAXIAS-MA
Débora Dias Guimarães; Jakson dos Santos Ribeiro
Capítulo 2
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES (AS) DE BIOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFPI – CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ
Nailane Ribeiro da Silva; Taislane Ribeiro da Silva; Rosuíla dos Santos Silva; Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira
Capítulo 3
JOGOS ESOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO (JEESP): UM ESTUDO DOCUMENTAL SOBRE A TRAJETÓRIA DO ESPORTE ESCOLAR EM SÃO PAULO
Vilmar Rodrigues dos Santos
Capítulo 4
MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: IMPACTOS E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Osvanilda Moreira Marcelino
Capítulo 5
RECURSO ÓPTICO E NÃO ÓPTICO PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO
Aline Tavares Nogueira Bezerra de Melo; Cristiane dos Santos Silva Ferreira; Elcio de Souza Correia Tavares
Capítulo 6
LUDICIDADE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliana Karla Rodrigues de Souza Santos
Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DOS CANTINHOS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria José Gonçalves Bernardo; Alana Cristina Maciel Matos; Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
Capítulo 8
ABORDAGENS DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS EM CRECHE AMAZONENSE: O QUE DIZEM OS PROFESSORES
Gabriel Lucas dos Santos Neves; Marlene Schüssler D’Aroz
Capítulo 9
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PIAUÍ: UM BREVE PANORAMA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ÚLTIMOS 24 ANOS (1999-2024)
Carlos Augusto Fernandes de Medeiros
Capítulo 10
MEDIANDO A APRENDIZAGEM: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luciana Silva dos Santos; Carlos Kleber Sobral Corlett
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK