Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem - Volume 6

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-137-4

DOI: 10.5281/zenodo.15876041

Descrição: Vivemos em uma era marcada por mudanças aceleradas e transformações profundas em todas as esferas da sociedade. A revolução digital, os avanços tecnológicos e a globalização remodelaram a maneira como nos relacionamos com o conhecimento, tornando a aprendizagem um processo dinâmico, contínuo e ilimitado. Diante desse cenário, a educação tradicional, rigidamente estruturada e vinculada a modelos fixos, encontra-se desafiada a se reinventar, incorporando novas abordagens que atendam às exigências de um mundo em constante evolução.
Foi com essa inquietação que nasceu Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. Este livro propõe uma reflexão profunda sobre a necessidade de enxergarmos o ensino e a aprendizagem como processos que transcendem os limites institucionais e cronológicos impostos historicamente à educação formal. A ideia central que orienta esta obra é a de que aprender e ensinar são experiências contínuas, presentes em todas as etapas da vida, e que devem ser conduzidas com flexibilidade, criatividade e autonomia.
Ao longo destas páginas, o leitor encontrará uma análise criteriosa sobre o papel da educação no desenvolvimento individual e coletivo, além da exposição de métodos inovadores que podem transformar a experiência do aprendizado. Serão exploradas as potencialidades da tecnologia no ensino, as novas abordagens pedagógicas que incentivam o pensamento crítico e a importância de construir um sistema educacional que valorize a individualidade do aluno, estimulando-o a se tornar protagonista do próprio conhecimento.
A proposta desta obra não é apenas teórica, mas também prática. A intenção é fornecer ferramentas e estratégias para que educadores, estudantes e demais interessados possam aplicar, em diferentes contextos, conceitos que favoreçam uma educação mais aberta, colaborativa e significativa. A ideia de uma "educação infinita" nos convida a repensar o ensino como um processo dinâmico e adaptável, que não se restringe a uma fase específica da vida, mas que se estende ao longo de toda a existência.
Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação. É um chamado para que nos tornemos aprendizes perpétuos, dispostos a questionar, descobrir e reinventar. Que esta leitura inspire educadores e aprendizes a enxergarem o conhecimento como um horizonte sem limites, onde cada descoberta leva a novas possibilidades e cada aprendizado impulsiona a evolução individual e coletiva.
Seja bem-vindo a essa jornada de descobertas. Que a educação infinita seja um princípio norteador em sua trajetória.
Boa leitura!

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Antônio Carlos Magalhaes de Menezes; Bethânia Vernaschi de Oliveira; Camila Neto Fernandes Andrade; Claudilena Correa de Araújo; Érica Aparecida Garrutti; Fabiana Lopes de Souza; Fernando Matheus Silva Borges; Janielle da Silva Melo; Joicy Alves Pereira; José Lauro Martins; Josilania Feitosa da Silva; Kátia Gonçalves Dias; Lucilia Vernaschi de Oliveira; Maiane Sousa Galvão; Marcos Vinícius de Sousa Negreiros; Marcus Roberto Santos; Maria das Dores Melo Neta; Marilene da Silva Moura; Nadia Caroline Barbosa; Solange Franci Raimundo Yaegashi; Tatianne Melo Dantas; Viviane Santana Menezes.

Capítulos
Capítulo 1
LÍNGUA DE SINAIS: ORIENTAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS OFERECIDOS AOS FAMILIARES DE BEBÊS E CRIANÇAS SURDAS
Camila Neto Fernandes Andrade; Érica Aparecida Garrutti

Capítulo 2
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PEDAGOGAS
Lucilia Vernaschi de Oliveira; Solange Franci Raimundo Yaegashi; Bethânia Vernaschi de Oliveira

Capítulo 3
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO
Marilene da Silva Moura; Kátia Gonçalves Dias; Joicy Alves Pereira; Nadia Caroline Barbosa; José Lauro Martins

Capítulo 4
ANÁLISE DE DADOS DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA E.M.E.F. AMAPÁ
Josilania Feitosa da Silva; Janielle da Silva Melo

Capítulo 5
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA: BARREIRAS E ESTRATÉGIAS
Antônio Carlos Magalhaes de Menezes

Capítulo 6
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DAS SALAS DE ENSINO REGULAR E DE RECURSOS
Marcos Vinícius de Sousa Negreiros; Maiane Sousa Galvão; Maria das Dores Melo Neta; Claudilena Correa de Araújo

Capítulo 7
REVOLUÇÃO EDUCACIONAL: A EDUCAÇÃO 5.0
Fernando Matheus Silva Borges

Capítulo 8
ARTE, CULTURA, RELIGIÃO AFRO E ESCOLA: DO PRECONCEITO RELIGIOSO À SUPOSTA “IDEOLOGIA DE GÊNERO”
Fabiana Lopes de Souza

Capítulo 9
ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE INGLÊS: APLICAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Tatianne Melo Dantas

Capítulo 10
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS A DISTÂNCIA: VANTAGENS, DESVANTAGENS E DESAFIOS
Viviane Santana Menezes

Capítulo 11
COMUNISMO, SOCIALISMO E A SUPOSTA DOUTRINAÇÃO ESQUERDISTA NAS ESCOLAS: COMO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ALAGOAS TRABALHAM ESSES CONCEITOS
Marcus Roberto Santos

AUTORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !