ISBN: 978-65-83392-15-2
DOI: 10.5281/zenodo.17065557
Descrição: Em tempos nos quais o conhecimento e a informação se disseminam com uma rapidez vertiginosa, impulsionados pelos avanços contínuos da tecnologia digital, torna-se imperioso repensar as formas pelas quais os indivíduos interagem com os conteúdos educacionais. Nesse cenário, o design de interface educacional emerge não apenas como uma área técnica ou estética, mas como um campo interdisciplinar, cuja importância transcende a funcionalidade e se estabelece como pilar fundamental na promoção de experiências de aprendizagem significativas, acessíveis e eficazes.
Esta obra, "Design de Interface Educacional", nasce da convergência entre os saberes do design, da pedagogia, da psicologia cognitiva e das tecnologias da informação, com o propósito de oferecer ao leitor uma compreensão aprofundada sobre como as interfaces digitais podem — e devem — ser concebidas para favorecer processos de ensino e aprendizagem em ambientes mediados por tecnologia. Trata-se de um trabalho que assume o compromisso com a qualidade educacional, a inclusão digital e a usabilidade como fundamentos éticos e metodológicos para a construção de sistemas interativos voltados à educação.
Ao longo das páginas que se seguem, o leitor será conduzido por uma reflexão crítica e ao mesmo tempo pragmática sobre os diversos aspectos que compõem o design de uma interface educacional: desde os princípios do design centrado no usuário até as diretrizes de acessibilidade, navegabilidade, arquitetura da informação, legibilidade, responsividade e estética funcional. O livro não se limita à exposição teórica; ele articula conceitos com exemplos práticos, estudos de caso, modelos de avaliação e sugestões metodológicas que visam instrumentalizar o profissional — seja ele designer, educador, desenvolvedor ou pesquisador — no exercício consciente e qualificado de sua atuação.
É oportuno destacar que esta obra não enxerga a interface como mero meio ou suporte tecnológico, mas como um agente pedagógico, um elo simbiótico entre o sujeito que aprende e o conteúdo que se pretende ensinar. Nessa perspectiva, o design da interface educacional deve estar atento às especificidades do público-alvo, aos objetivos de aprendizagem, às limitações cognitivas e físicas dos usuários, bem como às tendências culturais e tecnológicas que permeiam o ato de aprender no século XXI.
Outro mérito deste livro reside em sua abordagem crítica diante das soluções tecnológicas que, muitas vezes, são concebidas sem considerar o contexto educacional em sua complexidade. A autora (ou autor), com notável rigor acadêmico e sensibilidade prática, convoca o leitor à reflexão sobre a responsabilidade social do design e sobre os riscos da padronização e da reprodução acrítica de modelos prontos, que desconsideram as singularidades dos sujeitos e dos ambientes educacionais.
Ademais, a obra apresenta uma contribuição inestimável ao discutir o papel da inclusão digital, da acessibilidade universal e do design para todos na construção de interfaces que respeitem e acolham a diversidade. Em um mundo marcado por profundas desigualdades, pensar interfaces educacionais que contemplem diferentes perfis, necessidades e realidades é não apenas um imperativo ético, mas uma condição para a efetivação do direito à educação em sua plenitude.
Portanto, este livro que ora o leitor tem em mãos representa mais do que um tratado técnico ou uma coletânea de boas práticas. Ele constitui-se como um convite à reflexão crítica, à inovação responsável e ao compromisso com uma educação mais humana, equitativa e significativa. Ao propor uma abordagem integrada e holística do design de interfaces educacionais, a obra contribui para a formação de profissionais conscientes de seu papel como mediadores do conhecimento e construtores de experiências transformadoras.
Desejamos, ao leitor atento e curioso, uma leitura profícua, inspiradora e provocadora. Esperamos que este livro possa ser, ao mesmo tempo, fonte de conhecimento, instrumento de trabalho e catalisador de mudanças positivas nos ambientes educacionais que se propõe a transformar.
Organizadores: Sergio Luiz Oenning e Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Autores: Ana Paula da Silva; Celia Gomes da Rocha; Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Sueleide Pereira de Lima Silva; Sandra Moreno de Assis Santos; Sergio Luiz Oenning.
Capítulos
Capítulo 1
DESIGN DE INTERFACES EM SOFTWARE EDUCACIONAIS: ALGUMAS RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MÉTODO CODESCOBERTA
Sergio Luiz Oenning
Capítulo 2
METODOLOGIA PARA DESIGN DE INTERFACES DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO
Sergio Luiz Oenning
Capítulo 3
DIRETRIZES PARA CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTERFACES DE USUÁRIO PARA JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS APLICADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL
Sergio Luiz Oenning
Capítulo 4
TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ana Paula da Silva; Celia Gomes da Rocha; Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro
Capítulo 5
A INTERFACE ATRAVÉS DA ACESSIBILIDADE E DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICOINCLUSIVOADAPTADO NO ENSINO BÁSICO DE EDUCAÇÃO
Celia Gomes da Rocha; Ana Paula da Silva; Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro
Capítulo 6
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro; Celia Gomes da Rocha; Ana Paula da Silva
Capítulo 7
ESTUDO SOBRE O DESIGN NOS PROCESSOS DE GAMIFICAÇÃO EDUCACIONAL
Maria Sueleide Pereira de Lima Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Sandra Moreno de Assis Santos
Capítulo 8
JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA APOIO AO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA
Sandra Moreno de Assis Santos; Maria Sueleide Pereira de Lima Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 9
AVALIAÇÃO DE INTERFACE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Sandra Moreno de Assis Santos; Maria Sueleide Pereira de Lima Silva
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