Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem - Volume 4

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-128-2

DOI: 10.5281/zenodo.15515275

Descrição: Vivemos em uma era marcada por mudanças aceleradas e transformações profundas em todas as esferas da sociedade. A revolução digital, os avanços tecnológicos e a globalização remodelaram a maneira como nos relacionamos com o conhecimento, tornando a aprendizagem um processo dinâmico, contínuo e ilimitado. Diante desse cenário, a educação tradicional, rigidamente estruturada e vinculada a modelos fixos, encontra-se desafiada a se reinventar, incorporando novas abordagens que atendam às exigências de um mundo em constante evolução.
Foi com essa inquietação que nasceu Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. Este livro propõe uma reflexão profunda sobre a necessidade de enxergarmos o ensino e a aprendizagem como processos que transcendem os limites institucionais e cronológicos impostos historicamente à educação formal. A ideia central que orienta esta obra é a de que aprender e ensinar são experiências contínuas, presentes em todas as etapas da vida, e que devem ser conduzidas com flexibilidade, criatividade e autonomia.
Ao longo destas páginas, o leitor encontrará uma análise criteriosa sobre o papel da educação no desenvolvimento individual e coletivo, além da exposição de métodos inovadores que podem transformar a experiência do aprendizado. Serão exploradas as potencialidades da tecnologia no ensino, as novas abordagens pedagógicas que incentivam o pensamento crítico e a importância de construir um sistema educacional que valorize a individualidade do aluno, estimulando-o a se tornar protagonista do próprio conhecimento.
A proposta desta obra não é apenas teórica, mas também prática. A intenção é fornecer ferramentas e estratégias para que educadores, estudantes e demais interessados possam aplicar, em diferentes contextos, conceitos que favoreçam uma educação mais aberta, colaborativa e significativa. A ideia de uma "educação infinita" nos convida a repensar o ensino como um processo dinâmico e adaptável, que não se restringe a uma fase específica da vida, mas que se estende ao longo de toda a existência.
Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação. É um chamado para que nos tornemos aprendizes perpétuos, dispostos a questionar, descobrir e reinventar. Que esta leitura inspire educadores e aprendizes a enxergarem o conhecimento como um horizonte sem limites, onde cada descoberta leva a novas possibilidades e cada aprendizado impulsiona a evolução individual e coletiva.
Seja bem-vindo a essa jornada de descobertas. Que a educação infinita seja um princípio norteador em sua trajetória.
Boa leitura!

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adriana Calaca de Paiva Franca; Aleixo Castigo Muamununga; Ana Aline Vieira Alves; Ana Kellis Lacerda Gentil; Ângela Tereza Castanheiro Amorim Franco; Anna Karoline de Sousa Santos; Beatriz Heitich da Silva Farias; Bruna Daniele Silva dos Santos; Cláudia Moreira da Silva; Clodoaldo Mendes Farias; Edilma Assis de Souza Barbalho; Érika Regine de Melo Montenegro; Francinalva da S. dos Santos; Gleica Rodrigues de Souza; Joashllenny Alves de Oliveira; Joselice da Silva Pereira; Juliana Dos Santos Oliveira; Kessiane Fernandes Nascimento; Letícia de Oliveira Cintra Morethes; Lindamar Gomes da Silva; Lisângela Kati do Nascimento; Maria do Carmo Lobato da Silva; Pedro Igor Alves dos Santos; Pedro Luis Militão; Raimundo Gomes Luz; Regina de Jesus da Silva Melo; Rejane de Lima Etelvino; Vera Lúcia Felicetti; Vilmar Rodrigues dos Santos; Yollanda Karoline Costa Sousa.

Capítulos
Capítulo 1
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA LITERATURA DOS ANOS INICIAIS
Francinalva da S. dos Santos; Joselice da Silva Pereira; Pedro Igor Alves dos Santos; Anna Karoline de Sousa Santos; Joashllenny Alves de Oliveira

Capítulo 2
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS PARA PROFESSORES(AS) DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Aline Vieira Alves; Adriana Calaca de Paiva Franca

Capítulo 3
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA AUDIODESCRIÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ANGOLA: PERCEPÇÕES DOCENTES
Aleixo Castigo Muamununga; Juliana Dos Santos Oliveira; Vera Lúcia Felicetti

Capítulo 4
O ENSINO COLABORATIVO COMO APLICAÇÃO PRÁTICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Raimundo Gomes Luz; Yollanda Karoline Costa Sousa; Maria do Carmo Lobato da Silva

Capítulo 5
PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL
Edilma Assis de Souza Barbalho

Capítulo 6
INCLUSÃO E AUTONOMIA: O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE CEGO NO ESPAÇO ESCOLAR
Ana Kellis Lacerda Gentil

Capítulo 7
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Regina de Jesus da Silva Melo; Cláudia Moreira da Silva; Érika Regine de Melo Montenegro; Rejane de Lima Etelvino; Kessiane Fernandes Nascimento

Capítulo 8
VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS HUMANAS: UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE CULTURAL
Bruna Daniele Silva dos Santos; Gleica Rodrigues de Souza; Pedro Luis Militão; Letícia de Oliveira Cintra Morethes; Lisângela Kati do Nascimento

Capítulo 9
CORRELAÇÃO ENTRE APORTE FINANCEIRO GOVERNAMENTAL E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2019
Ângela Tereza Castanheiro Amorim Franco

Capítulo 10
HOLI FEST: FESTA DAS CORES COMO CELEBRAÇÃO CULTURAL E EDUCATIVA NA ESCOLA
Vilmar Rodrigues dos Santos; Lindamar Gomes da Silva

Capítulo 11
CONDIÇÕES DE TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE: CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS- PANDÊMICO
Beatriz Heitich da Silva Farias; Clodoaldo Mendes Farias

AUTORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !