ISBN: 978-65-83392-11-4
DOI: 10.5281/zenodo.15653251
Descrição: A inteligência artificial (IA), outrora domínio exclusivo da ficção científica e dos círculos acadêmicos mais especializados, consolidou-se nas últimas décadas como um dos pilares da revolução tecnológica contemporânea. Seu impacto reverbera em todos os setores da sociedade, da medicina à educação, da indústria ao entretenimento, provocando transformações profundas na maneira como vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos relacionamos. Diante desse cenário, torna-se imperativo compreender os fundamentos que regem essa nova fronteira do conhecimento humano.
O presente volume, “Inteligência Artificial: Processo de Aprendizagem”, propõe-se a abordar, de forma meticulosa e acessível, os mecanismos que sustentam a capacidade de aprendizado das máquinas — núcleo essencial para o desenvolvimento de sistemas inteligentes. Ao lançar luz sobre os fundamentos teóricos, metodológicos e aplicados do processo de aprendizagem artificial, esta obra contribui significativamente para a formação de uma visão crítica, sólida e atualizada acerca da IA.
Este livro não é apenas um compêndio técnico. É, antes de tudo, uma jornada pela epistemologia da aprendizagem automatizada, perpassando desde os algoritmos clássicos de aprendizado supervisionado até os modelos mais avançados de redes neurais profundas, passando pelas abordagens não supervisionadas, semi-supervisionadas e por reforço. A abordagem adotada combina rigor científico com clareza didática, oferecendo ao leitor um equilíbrio necessário entre teoria e prática.
Destinado a estudantes, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia e a todos os que se interessam pelas intersecções entre ciência da computação, estatística, matemática e cognição artificial, o livro convida à reflexão sobre os limites, as possibilidades e as implicações éticas do uso da inteligência artificial na sociedade contemporânea. Ao tratar o aprendizado de máquina não apenas como uma ferramenta, mas como um fenômeno sistêmico e interdisciplinar, esta obra amplia o horizonte da compreensão sobre o tema.
Vivemos em uma era em que o conhecimento torna-se obsoleto com rapidez inédita. Nesse contexto, livros como este são preciosos faróis, orientando a formação de novos saberes e instigando o pensamento crítico. Ao leitor atento e curioso, resta o convite à imersão: que cada página possa ser uma oportunidade de descoberta, cada conceito uma semente de inovação, e cada capítulo um estímulo à construção de um futuro mais inteligente, justo e humano.
Organizadores: Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Carlos Victor Santos Rodrigues; Louriete Pereira de Andrade e Rizoni Alves de Souza
Autores: Carlos Victor Santos Rodrigues; Davi Souza da Silva; Elen Caroline Tessaro; Eneida Maria de Oliveira; Fabiola Nogueira Silva de Oliveira; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Iracema Luzia de Sales Souza; Jair da Gama Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Louriete Pereira de Andrade; Matias da Silva Felix; Olivia Reis Silva Souza; Rita Ferreira Lemes; Rizoni Alves de Souza; Vera Helena de Arruda Jossetti Soares.
Capítulos
Capítulo 1
A INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Louriete Pereira de Andrade; Rizoni Alves de Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Carlos Victor Santos Rodrigues
Capítulo 2
O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES OPORTUNIDADES E DESAFIOS DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Carlos Victor Santos Rodrigues; Louriete Pereira de Andrade; Rizoni Alves de Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 3
PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMO A IA ESTÁ TRANSFORMANDO O ENSINO E O CURRÍCULO
Rizoni Alves de Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Louriete Pereira de Andrade; Carlos Victor Santos Rodrigues
Capítulo 4
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS NO USO DO CHATGPT NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Matias da Silva Felix; Olivia Reis Silva Souza; Eneida Maria de Oliveira
Capítulo 5
OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA
Olivia Reis Silva Souza; Matias da Silva Felix; Eneida Maria de Oliveira
Capítulo 6
A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Eneida Maria de Oliveira; Olivia Reis Silva Souza; Matias da Silva Felix
Capítulo 7
O IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Davi Souza da Silva; Jair da Gama Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 8
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Iracema Luzia de Sales Souza; Rita Ferreira Lemes
Capítulo 9
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LETRAMENTO DIGITAL
Iracema Luzia de Sales Souza; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Rita Ferreira Lemes
Capítulo 10
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
Rita Ferreira Lemes; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Iracema Luzia de Sales Souza
Capítulo 11
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CANVA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Fabiola Nogueira Silva de Oliveira; Elen Caroline Tessaro; Vera Helena de Arruda Jossetti Soares
Capítulo 12
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Elen Caroline Tessaro; Fabiola Nogueira Silva de Oliveira; Vera Helena de Arruda Jossetti Soares
Capítulo 13
USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Vera Helena de Arruda Jossetti Soares; Fabiola Nogueira Silva de Oliveira; Elen Caroline Tessaro
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK